Rede Internacional Alumni UC

Para a Universidade de Coimbra, os Alumni constituem um dos principais ativos e são a expressão máxima do sucesso da instituição. A Rede Alumni UC está representada, pelos nossos Alumni, nos 4 cantos do mundo, que fazem questão de mostrar a importância que a UC teve no seu percurso pessoal e profissional.

Vantagens em aderir à Rede Alumni UC

Para além de o identificar como antigo estudante da Universidade de Coimbra, o Cartão Alumni UC permite-lhe aceder a todos os descontos exclusivos à comunidade UC. Poderá descobrir todos os descontos em alumni.uc.pt/cartao-alumni/

O sucesso dos nossos é o nosso sucesso!

“Sucesso além fronteiras” é o mote da mais recente campanha digital lançada pela Divisão das Relações Internacionais da Universidade de Coimbra. Com o objetivo de enaltecer o sucesso profissional da comunidade Alumni UC internacionalmente, a Universidade de Coimbra irá partilhar vários testemunhos de antigos estudantes, inscritos na Rede Alumni UC, que assumem posições de relevo no panorama corporativo internacional, revelando a importância que a UC teve para os seus crescimentos pessoais e profissionais.

VASCO LOBO

GE Renewable Energy - Global Commercial CFO

É com um orgulho enorme que pertenço aos Alumni da UC, recebendo agora o devido cartão. Actualmente, sou Director Executivo Financeiro para uma divisão global da GE Renewable Energy, baseado em Paris. Depois de 5 anos na FEUC, fui seleccionado para uma bolsa de estudos nos Estados Unidos, por 6 meses. Essa experiência abriu-me a porta para o mundo e, através dela, entrei num estágio na GENERAL ELECTRIC, no estado de Nova Iorque. Isso foi há 19 anos atrás, e hoje em dia tenho um cargo de director financeiro global para um divisão, no negócio de Energias Renováveis. Entre a minha saída da FEUC e hoje, acabei por trabalhar em mais de 10 países diferentes e em várias divisões de negócio da GE, por todo mundo. A Universidade de Coimbra, através da FEUC, abriu-me as portas para o mundo com programas de estudos fora de Portugal, que me despertaram o interesse para ter numa carreira internacional. Quando penso na UC, sinto um enorme orgulho na minha educação e valores adquiridos, numa fase de formação importante da minha vida. Uma vez UC, para sempre UC!

Alumni 2001 - Faculdade de economia da universidade de coimbra

ARTUR CARVALHO

Economista na Comissão Europeia

Vivo em Bruxelas há dez anos e meio.  Sou economista na Comissão Europeia, onde actualmente trabalho na coordenação de políticas e estratégia para a área da saúde. Antes estive também nas Direcções Gerais de Emprego, Assuntos Sociais e Inclusão, Transportes e Energia. Nos primeiros dez anos da minha carreira fui economista e gestor em várias empresas em Portugal e no Brasil. Fiz grande parte da minha formação académica na UC: licenciatura em economia na FEUC, pós-graduação em Regulação Pública na FDUC e mestrado em economia europeia novamente na FEUC. A UC é indissociável da minha vida social, académica e profissional. Na UC fiz grande parte dos meus amigos. O que estudei na UC – em particular no mestrado em economia europeia – foi instrumental para a minha entrada nas instituições europeias.

Alumni 1999 - Faculdade de economia da universidade de coimbra

CELIZA LIMA

Ex-Bastonária da Ordem dos Advogados São Tomé e Príncipe

Decidi que queria estudar em Coimbra aos 10 anos, depois de assistir, em S Tomé, um espetáculo em que participou a tuna académica no âmbito de um intercâmbio entre a AAC e os estudantes Sãotomenses em Coimbra. A Universidade de Coimbra, para mim foi e continua a ser uma verdadeira escola, de saber, de cultura, de tradição e de recordações únicas. De Coimbra fica a “eterna saudade”, por isso tenho o maior orgulho em fazer parte da rede Alumni.

Alumni 2002 - Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra

MAURO BARROS

Advogado em Luanda

Olá a todos! É com enorme honra e satisfação que me junto à familia Alumni. O meu nome é Mauro Barros e sou advogado em Luanda há 11 anos, tendo passado anteriormente por São Tomé e Príncipe como jurista. Os desafios do continente africano são candentes e sinto que a actividade que desenvolvo é uma mais-valia para o contexto africano, sempre com as premissas orientadoras de honestidade, competência e prontidão. Sem a Universidade de Coimbra não poderia ter chegado até aqui. Não só porque me permitiu adquirir as “ferramentas” que hoje utilizo no exercício da minha profissão, mas sobretudo porque me formou como homem de bem e de carácter. Os valores recebidos desta nossa Universidade “levo-os comigo para a vida”

Alumni 2004 - Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra

RUI FARIA DA CUNHA

Advogado, Presidente da Câmara de Comércio Belgo-Portuguesa

O meu nome é Rui Faria da Cunha e licenciei-me em direito em 1993. Apesar de ter nascido em Oliveira do Hospital, cresci em Coimbra, pelo que a Universidade já era uma presença familiar na minha vida muito antes de nela ter ingressado. Como muitos jovens, passei pelas classes de formação de vários desportos com o emblema da Associação Académica de Coimbra, como o ténis e o remo, além de ter aí dado os primeiros passos na fotografia e no jornalismo. Tornar-me um estudante da Universidade foi assim algo de quase inevitável, tendo-o encarado como uma espécie de promoção, que se manifestou no enorme orgulho que sentia quando envergava a minha capa e batina e atravessava a porta férrea a caminho da Faculdade. Aquilo que me pareceu como algo simples e natural, revelou-se algo de mais valioso depois de acabar o meu curso e começar a minha digressão pelo mundo, que já dura há mais de 25 anos e que já passou por vários continentes. Às vezes é preciso ganhar alguma distância no espaço e no tempo para valorizar aquilo que de mais precioso temos. A começar pela família, naturalmente, mas também o nosso país, a terra onde nascemos e crescemos e a escola onde nos formámos. Só quando desembarquei em Macau, onde passei os primeiros 8 anos da minha diáspora, é que realmente comecei a sentir o “peso” da Universidade de Coimbra e do prestígio e reputação que lhe são associados e àqueles que tiveram o privilégio de nela estudar. Foi também em Macau que comecei a tecer uma rede informal de antigos alunos da Universidade de Coimbra com quem ainda hoje mantenho contato e que tenho vindo a reforçar pelos locais onde trabalhei e vivi. Independentemente do local onde pisámos o chão pela primeira vez, a passagem pela Universidade de Coimbra confere-nos uma espécie dupla-identidade: somos do local onde nascemos, mas também da família dos antigos alunos da Universidade de Coimbra. Para sempre.

Alumni 1993 - Faculdade de direito da universidade de coimbra

FILIPE REGÊNCIO FIGUEIREDO

Advogado em Macau

O meu nome é Filipe Regêncio Figueiredo e sou, atualmente, advogado e notário privado em Macau. Sou licenciado e mestre pela FDUC, pelo que todo o meu percurso profissional está intimamente ligado à UC e à sua Faculdade de Direito. Acontece que, além de profissionalmente, a minha vida pessoal está também profundamente ligada à UC. Nela fiz amizades que se mantêm e prosperam ao fim de tantos anos apesar de viver do outro lado do mundo e casei-me na magnífica Capela da Universidade. Mesmo vivendo longe tenho a UC bem presente e faço dela a melhor publicidade possível, incentivando pessoas destas paragens a nela irem fazer cursos de graduação ou pós-graduação ou simplesmente a irem a Coimbra para observarem a sua beleza.

ALUMNI 2003 - FACULDADE DE DIREITO DA UNIVERSIDADE DE COIMBRA

FILIPA GUADALUPE

Diretora do Centro de Reflexão, Estudo e Difusão do Direito de Macau da Fundação Rui Cunha

Estudar numa das mais antigas universidades do mundo é, por si só, motivo de enorme orgulho e encantamento; no entanto, viver Coimbra, a sua academia, a sua história e comungar do seu saber, é qualquer coisa, maior do que tudo o resto: é uma herança que não se desvanece, um traço identitário que não distingue lugares e gerações, uma personalidade que cresce e amadurece, a casa que nunca abandonamos. Durante 19 anos, tive o privilégio de viver Coimbra na sua plenitude. Nos bancos daquela que é a melhor escola de direito do país, aprendi o valor do direito e a importância e a responsabilidade que é carrega-lo ao longo da vida; Nos bares das faculdades, nos cafés da cidade ou na associação académica, tatuei o verdadeiro significado das palavras solidariedade, humanismo, sentido de causa pública e dever cívico; Dos meus mestres herdei força, tenacidade, crítica construtiva, consciência que aprendemos a vida toda e, que mais importante que a velocidade com que caminhamos é a verticalidade e a consolidação com que o fazemos. Ademais de uma licenciatura, um mestrado e um doutoramento interrompido pela vinda para Macau, tive durante 13 anos, o privilégio e a honra de trabalhar diariamente com alguns dos maiores mestres do direito de matriz continental, absorvendo o mais possível tudo aquilo que me ensinaram e que jamais conseguirei reproduzir em palavras. Deixei Coimbra rumo a Macau, em 2012, altura em que fui desafiada para dar início a um projeto único: a criação da Fundação Rui Cunha cujo escopo principal se traduz no bem maior de Macau e das suas Gentes e tendo no direito a sua alma mater criando, inclusive, para o efeito, o seu próprio Centro de Reflexão, Estudo e Difusão do Direito de Macau (CRED-DM). Apesar dos mais de 10000km de distância, Coimbra é parte indissociável do meu quotidiano, e é sempre com muito orgulho que vejo a nossa associação de antigos estudantes de Coimbra na RAEM crescer sem nunca perder a alma que é ter sido estudante de Coimbra. Aquando da minha partida para Macau e perante a saudade que já me dominava, jamais esquecerei as palavras do Professor João Calvão da Silva, o maior de todos os meus mestres: “Não estejas triste, porque Coimbra é espírito, e o espírito é intrínseco ao nosso ser. Onde quer que estejas, Coimbra estará sempre contigo, e é isso que a torna única e insubstituível. É esse o espírito de Coimbra”…e é mesmo!

ALUMNI 2001 - FACULDADE DE DIREITO DA UNIVERSIDADE DE COIMBRA

RICARDO CASTANHEIRA

Conselheiro e Coordenador Digital Representação Permanente de Portugal junto da UE

Quando se nasce em Coimbra a ambição natural é ser um dia estudante da Universidade de Coimbra. Tive esse privilégio. E quando vivemos fora do país percebemos ainda melhor o prestígio da nossa Universidade.

ALUMNI 1997 - FACULDADE DE DIREITO DA UNIVERSIDADE DE COIMBRA

KELVE NOBRE DE CARVALHO

Procurador Geral da República de São Tomé e Príncipe

Em Coimbra aprendi os valores da cultura, do humanismo e de ser intelectualmente livre e pleno.

ALUMNI 2008 - FACULDADE DE DIREITO DA UNIVERSIDADE DE COIMBRA

Participe também.

Envie o seu testemunho, juntamente com uma fotografia com o seu cartão Alumni, para alumni@uc.pt.